Papel
Product Designer, service designer, product owner
Ano
2018
Responsabilidades
Como único designer no produto, eu tinha muitas responsabilidades, algumas além do campo do design:
- desenvolvimento da cultura de design na empresa, análise de comportamento e experiência do usuário,
- desenho de interfaces digitais,
- mapeamento de requisitos funcionais e regras de negócio,
- fluxos e estudos de usabilidade,
- design de serviços/ produtos digitais visando melhor serviço aos consumidores(B2B)
- benchmarking de produtos digitais,
- construção de design system,
- construção de fluxogramas, protótipos, acompanhamento e implementação de sprint com fornecedores e desenvolvedores,
- testes de qualidade de software(QA).
Identificar o problema
A Mantris é a maior empresa de saúde ocupacional do Brasil com um modelo exclusivo B2B. Já atendia muitos clientes grandes como McDonalds, Itaú, Bradesco, Santander, porém precisava adaptar seu processo de acordo com a necessidade de cada cliente. No modelo de key account, alguns clientes têm a prioridade de atendimento e a empresa conseguia personalizar o serviço. Porém a empresa estava refém de poucos clientes e não conseguia atender outros clientes, principalmente empresas médias e pequenas. Quando esses clientes eram atendidos, a jornada do cliente de empresas médias e pequenas era extremamente confusa e com muitos obstáculos.
Entrevistas com usuários
Foram entrevistados o dono da empresa, o presidente, diretores, gerentes e analistas da própria empresa.
(1) Para a entrevista semi estruturada foi feito um roteiro base e com algumas perguntas personalizada para cada perfil. As entrevistas foram registradas e (2)depois colocados em uma planilha. Foi possível enxergar os variados interesses quando os dados das entrevistas foram tabulados. Havia consistência sobre os problemas do serviço e alguns interesses em comum: melhoria sobre o processo de pagamento do cliente e da clínica, segurança das informações médicas, gerenciamento dos documentos de saúde ocupacional, transparência do processo. (3) Depois disso alguns requisitos do projeto foram criados e categorizados em obrigatórios(must have), desejados(nice to have). E alguns riscos do projeto(killing riscs) não ter sucessso também foram mapeados.
Persona
Depois da análise das entrevistas foi possível criar 5 personas que utilizariam o sistema. Foram levantados alguns dados demográficos, problemas e soluções apresentadas por eles durante a pesquisa anterior. As personas foram impressas e colocadas em um painel. As campanhas de marketing ficaram mais fáceis de serem construídas. As personas permitiram que lembrássemos constantemente para quem projetamos o produto.
Com as personas definidas, conseguimos traduzir o problema encontrado em uma única frase utilizando a etapa “need statement” do método Biodesign. Nossa missão era ampla, porem agora tínhamos um objetivo em comum em que toda a equipe estava de acordo.
Um modo de desenvolver uma solução padronizada, digital, fácil e intuitiva de operar, que tenha um processo ágil e sem interrupções, de baixo custo operacional, sendo ofertada a preços diferenciados e competitivos, com pagamento online para empresas com até 500 vidas de baixo risco ocupacional.
Blue Print
O produto SSO Digital precisaria ter integração com outros sistemas internos da empresa. Um mapa das dependências com outros processos e sistemas foi criado para evolução do projeto. Além disso foi possível entender as necessidades administrativas internas e a criação de um sistema de backoffice. O processo do mapeamento foi importante, porque as outras áreas da empresa se sentiram participantes do desenvolvimento e nos auxiliaram. Ficou mais fácil também posicionar a equipe de negócio e desenvolvimento em cada fase da criação do produto.
Resultado
- Aumento de colaboração entre departamentos da empresa
- Desenvolvimento do MVP do serviço de saúde ocupacional
- Definição de público do serviço
- Clareza de roadmap do produto